Morre a ex vereadora Sônia Rainho
Morreu nesta terça-feira (31) Sônia Rainho, ex-vereadora de Osasco e ativista na luta por moradia popular no município. As causas da morte ainda não foram divulgadas. Ela estava internada em decorrência de uma infecção urinária, mas também tinha problemas cardíacos.
Durante sua vida, dentro e fora da política, Sônia Rainho lutou por igualdade racial, pelo direito das mulheres e pelo direito à moradia. Sônia Rainho, filiada ao PT, foi vereadora por dois mandatos e também coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial de Osasco.
Em suas redes sociais, o deputado Emidio de Souza (PT) lamentou a morte de Sônia Rainho. “Ainda sem acreditar na notícia que recebi. A morte da companheira Sônia Rainho deixa um vazio muito grande pra mim e pra todos aqueles que se levantaram contra as injustiças e por direitos em Osasco. Participamos da fundação do PT, fomos vereadores juntos e ela muito contribuiu durante o meu governo em Osasco. Sônia formou gerações de lutadores. Centenas de pessoas ingressaram na luta por moradia, pelo direito das mulheres, pelo direito para crianças e adolescentes pela ação da Sônia Rainho. Foi uma honra ser companheiro de luta e aprender muito com ela. Neste momento de dor, deixo um fraterno abraço à Estela e aos demais familiares, aos amigos e todos que tiveram o prazer de conviver com a Sônia”, publicou na postagem acompanhada de uma foto dele ao lado de Sônia Rainho.
Em 2015, quando recebeu o título de Cidadã Osasquense, ela falou sobre ver injustiças e não se omitir. “Eu acho que eu tenho um defeito de fábrica. Eu não consigo ver algo para fazer e ficar parada. Vou e faço, enfrento, coloco a cara. Por isso, a minha vida é assim: acaba uma luta, eu tenho e outras mais. Sou meio impulsiva, não consigo ver injustiças e me omitir. Essa é a minha contribuição para a sociedade”, disse na ocasião.
Em 2018, ela recebeu o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos. A honraria é concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo às pessoas ou entidades com atuação destacada na área.
Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Quem foi Sônia Rainho
Sonia Maria Rainho Gonçalves foi boia-fria, trabalhou no corte de cana, colheu algodão, feijão e arroz. Filha mais velha, ajudou a criar os 20 irmãos. Iniciou cedo a militância na luta por luz, água, esgoto, creches e em movimentos em defesa dos injustiçados.
Sob sua liderança, o movimento por moradia popular implantou sete núcleos residenciais em Osasco e dois em Carapicuíba. Também foi pioneira na criação de grupos de discussão sobre os problemas da mulher. Participou do movimento pela anistia aos perseguidos e exilados políticos, vítimas da ditadura militar, entre eles dois líderes do movimento estudantil de Osasco.
Fez parte do movimento contra a Carestia; da luta pela implantação de creches; pela implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento em defesa dos Direitos Humanos e da Campanha pela Constituinte. Uma das primeiras filiadas ao PT em Osasco, ajudou a construir o partido no município, sendo vereadora de 1996 a 2000 e de 2005 a 2008.
Fonte: Web Diário