Homem acusado de matar GCM é preso em Carapicuíba durante investigação
Nesta segunda-feira (7), Jonathan Santos de Souza, de 32 anos, procurado pelo assassinato de um guarda civil metropolitano (GCM), foi preso na zona oeste de São Paulo. A prisão ocorreu no bairro do Rio Pequeno, durante uma investigação sobre o tráfico de drogas na região. Jonathan era procurado por matar, com um tiro na cabeça, o GCM Anderson Fábio Mateus Pereira, de 38 anos, em maio de 2023, durante uma ação policial em Carapicuíba.
Apesar da vigência da lei eleitoral que restringe prisões, a polícia civil conseguiu cumprir o mandado de prisão, uma vez que o acusado não estava registrado como eleitor. Jonathan estava foragido há mais de um ano, e dois mandados haviam sido expedidos contra ele pela Vara Criminal de Carapicuíba, um temporário e outro preventivo.
O crime aconteceu enquanto os GCMs Anderson Pereira e Renard de Sá Pinto da Fonseca realizavam uma operação em um ponto de venda de drogas. Durante a ação, os agentes foram alvo de tiros. Anderson foi atingido na cabeça e não resistiu, enquanto Renard, protegido pelo colete à prova de balas, sobreviveu ao disparo. A captura do suspeito ocorreu durante uma investigação na Grande São Paulo, quando policiais o identificaram e cumpriram os mandados de prisão.