Com medidas inovadoras e sustentáveis, município busca prevenir inundações e enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Barueri está dando um passo importante para se tornar uma cidade mais resiliente às mudanças climáticas. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 057/2024, que implementa o conceito de “cidade-esponja” no município. Essa abordagem tem como foco principal a gestão sustentável da água das chuvas para prevenir enchentes e alagamentos, além de trazer benefícios ambientais.
O que é o conceito de cidade-esponja?
O termo “cidade-esponja” foi criado pelo arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu. Essa estratégia inovadora tem sido aplicada com sucesso em cidades como Berlim, Copenhague e Nova York. Ao invés de direcionar a água pluvial diretamente para rios e mares, como ocorre na gestão tradicional, a cidade-esponja busca absorver, reter e reutilizar a água da chuva.
Além de reduzir os riscos de inundações, a água absorvida é limpa, armazenada e reutilizada, fortalecendo a infraestrutura ecológica e regulando a temperatura urbana.
Como Barueri irá adotar o conceito?
O Projeto de Lei estabelece diversas diretrizes, como a criação de espaços mais permeáveis para aliviar a sobrecarga dos sistemas de captação de água pluvial. Algumas ações previstas incluem:
- Telhados verdes: Lajes cobertas com vegetação, hortas ou gramados que ajudam a reter a água da chuva.
- Jardins de chuva: Áreas verdes com plantas adaptadas para absorver e filtrar o escoamento da água.
Além disso, o projeto contribui para o aumento de espaços verdes abertos, melhora a oferta e a qualidade da água e reduz os efeitos das ilhas de calor.
Uma solução inspiradora
O vereador Leandrinho Dantas (PSD), autor do projeto, destacou que a ideia foi inspirada em legislações de sucesso nos municípios de Petrópolis e Três Rios, no Rio de Janeiro. “Essa é uma solução inovadora e sustentável para um problema histórico de Barueri, agravado pelas mudanças climáticas”, afirmou Dantas.
Um futuro sustentável para Barueri
Com a aprovação do projeto, Barueri se junta a cidades ao redor do mundo que adotaram soluções baseadas na natureza para combater os impactos das chuvas. A iniciativa representa um passo significativo para enfrentar os desafios climáticos e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Fonte: Planeta Osasco