Daisaku Ikeda, presidente honorário organização budista japonesa Soka Gakkai morre aos 95 anos.
Daisaku Ikeda, que ajudou a difundir o pensamento budista em todo o mundo através da Soka Gakkai – a maior organização religiosa do Japão.
Ikeda morreu na quarta-feira à noite, de causas naturais, aos 95 anos, informou a Soka Gakkai num comunicado publicado no seu site.
Era o líder espiritual de longa data da organização budista conhecida internacionalmente pela sua associação com celebridades e no país pela sua influência na política.
A Soka Gakkai, fundada em 1930, afirma ter 12 milhões de membros em 192 países e territórios em todo o mundo.
Ikeda viajou para mais de 50 países para falar com líderes, incluindo o então líder chinês Zhou Enlai e o então Presidente soviético Mikhail Gorbachev.
Entre os adeptos bem conhecidos da Soka Gakkai contam-se o ator britânico Orlando Bloom, os músicos de jazz Herbie Hancock e Wayne Shorter e o jogador de futebol italiano Roberto Baggio.
Em 1964, Ikeda fundou o precursor do partido político japonês Komeito, o parceiro de coligação júnior do atual governo. Fundou a organização de cúpula da Soka Gakkai, a Soka Gakkai Internacional, em 1975, onde foi presidente honorário de 1979 até à sua morte.
Ikeda foi um escritor prolífico, publicando vários livros sobre budismo, diálogos com intelectuais como o historiador britânico Arnold Toynbee e um romance de 12 volumes, “Revolução Humana”.
Durante anos, as fotografias de Ikeda eram comuns em anúncios nos comboios de Tóquio para os numerosos livros, revistas e outras publicações da organização. No entanto, nos últimos anos, essas fotografias deixaram de ser vistas, o que levou a alguma especulação sobre a sua saúde e o seu papel na Soka Gakkai Internacional.
Ikeda nasceu em Tóquio a 2 de janeiro de 1928, sendo o quinto de oito filhos de Nenoki e Ichi, que geriam uma pequena empresa de algas marinhas.
Em 1947, conheceu Josei Toda, na altura líder da organização Soka Gakkai, que viria a tornar-se o seu mentor. Sucedendo a Toda como presidente da Soka Gakkai em 1960 ajudou a aumentar acentuadamente o número de seguidores.
“Sob a sua liderança, o movimento iniciou uma era de inovação e expansão, envolvendo-se ativamente em iniciativas culturais e educativas em todo o mundo”, afirmou a Soka Gakkai International no seu site.
O site da Soka Gakkai afirma que “a essência do budismo é a convicção de que temos dentro de nós, em cada momento, a capacidade de ultrapassar qualquer problema ou dificuldade que possamos encontrar na vida” e incentiva a entoação do “Nam-myoho-renge-kyo”, ou Sutra do Lótus.
A Soka Gakkai disse que foi realizado um funeral com membros da família de Ikeda e que os detalhes dos homenagens seriam anunciadas em breve.