Um corredor de hortas urbanas que promove sustentabilidade, geração de renda e segurança alimentar na zona Norte.
Osasco deu um passo importante rumo à sustentabilidade com a inauguração do Eixo Verde, o maior corredor de hortas comunitárias e urbanas da região. O projeto, inaugurado pelo prefeito Rogério Lins na última quinta-feira, 19/12, conta com mais de 8 mil m² de área produtiva. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o deputado estadual e prefeito eleito, Gerson Pessoa, e o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Gelso Lima.
O Eixo Verde tem como objetivo transformar espaços degradados em áreas produtivas, gerando renda para 20 famílias diretamente e beneficiando outras 60 que já integram a Agricultura Urbana em Osasco. A iniciativa também fortalece a segurança alimentar e revitaliza a região do Jardim Aliança, trazendo beleza, segurança e uma cadeia produtiva de alimentos saudáveis.
Abastecido com mudas do viveiro municipal recém-inaugurado, o Eixo Verde integra outras hortas da cidade, como a Horta Inclusiva, e se estende da Creche Mundo da Criança até o Centro de Comércio Justo.
O prefeito Rogério Lins destacou que o local, anteriormente usado para descarte irregular de lixo, agora é símbolo de transformação. “Esse é o maior projeto de horta urbana da região. Estamos transformando espaços e ajudando as famílias a cultivar seu futuro, além de promover benefícios ao meio ambiente”, afirmou.
O deputado Gerson Pessoa ressaltou a importância econômica e ambiental do projeto. “Essa iniciativa é o coração de uma grande transformação para Osasco. Além do Eixo Verde, entregaremos obras como o Hospital da Criança e da Mulher, que será inaugurado em 2025, e a canalização do Rochdale”, destacou.
Fonte: Prefeitura de Osasco