Modernização da Maternidade de Osasco trará leitos de alto padrão inspirados na rede privada
As obras de modernização do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, localizado no Jardim Piratininga, em Osasco, já mostram os primeiros resultados. Iniciada em abril deste ano, a reforma tem como objetivo proporcionar mais conforto e qualidade para mães, bebês e acompanhantes. O prefeito de Osasco, Rogério Lins, visitou no dia 23 de setembro o primeiro quarto-modelo, que servirá de referência para os outros novos leitos que estão sendo instalados na unidade hospitalar.
Os novos leitos seguem um padrão inspirado em hospitais particulares, com o objetivo de oferecer uma experiência hospitalar mais acolhedora. Cada quarto foi projetado para acomodar até duas pessoas e está equipado com camas ajustáveis, berços ao lado dos leitos, armários, poltronas reclináveis para amamentação e descanso, além de botões de chamada para enfermeiras. Banheiros com barras de apoio e chuveiros, mesas para refeições e televisores também fazem parte das melhorias. Tudo foi planejado para garantir a melhor experiência para as mães e seus recém-nascidos.
Além do conforto, os leitos contam com equipamentos médicos para monitoramento materno e neonatal, elevando o padrão de atendimento oferecido no local, que realiza partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira fase das obras será concluída até o final de 2024, com a entrega de 12 leitos modernos, celebrando os 28 anos da inauguração do hospital, ocorrido em 1996. Até o momento, mais de 157 mil partos já foram realizados na maternidade.
A conclusão total da modernização, que incluirá 24 leitos de alto padrão, está prevista para maio de 2025. Durante todo o período das reformas, a maternidade continuará a operar normalmente, oferecendo seus serviços à população de Osasco. O investimento para as obras, realizado em parceria com a Uninove e a empresa de engenharia MFB, ultrapassa os R$ 14 milhões, e contempla a renovação das redes elétrica e hidráulica, troca de pisos, janelas e portas, além da instalação de ar-condicionado em todos os quartos e novos equipamentos médicos.
Rogério Lins destacou a importância das reformas, reafirmando seu compromisso de elevar a maternidade de Osasco ao nível de hospitais privados. “Estamos realizando um sonho. Queremos oferecer para as mamães e seus bebês o mesmo conforto que se encontra em hospitais particulares, com carinho e atenção que nossa população merece”, afirmou o prefeito.